Edifícios Históricos
Biblioteca Municipal e Alliance Française
mindelo biblioteca
Detalhes
Os edifícios da Biblioteca Municipal e da Aliança Francesa do Mindelo ocupam o terreno onde outrora existia uma única casa, casa esta que já existia num plano de 1858 e pertencia ao primeiro presidente da Comissão Municipal do Mindelo, mesmo antes da criação da Câmara Municipal. Construída em torno do que era então a praça central, a Praça Dom Luiz, a casa era cercada por árvores e pátios.
Em 1860 foi adquirida pelo governo, para abrigar a Administração do Concelho, a Repartição da Fazenda, os Correios, a Capitania dos Portos e a Delegação da Junta de Saúde em diferentes anos. O edifício foi comprado pela Companhia de São Vicente Cabo Verde (companhia de carvão), que fez grandes obras de renovação e aí instalou os seus escritórios. Para aproveitar toda o terreno e onde antes existia uma casa foi transformada em um quarteirão com diferentes edifícios.
Após a independência tornou-se sede do partido PAIGC e instalou-se aí, também, os escritórios da Juventude Africana Amílcar Cabral. Hoje, os edifícios são ocupados pela Biblioteca Municipal, pelo Consulado Francês e pela Alliance Française do Mindelo (1997) que abriu o seu primeiro Centro de Cabo Verde em São Vicente em 1977 (o Centro Cultural Francês de Cabo Verde).