Popular Parties
Mandingas
Details
No primeiro Domingo do Ano o Carnaval Mindelense faz-se sentir com a saída dos Mandingas. A partir de então, todos os Domingos, grupos de Mandingas saem à rua até ao Domingo que se segue ao Carnaval: para o célebre enterro de Carnaval.
Trata-se de uma manifestação espontânea e popular que tem tido cada vez mais adeptos, no Domingo de Carnaval e no Enterro juntam-se milhares de pessoas numa moldura humana de folia coberta de negro e ritmados por danças livres. São oriundos dos bairros da Ilha da Madeira, Ribeirinha, Ribeira Bote, Espia, Fernando Pó, Fonte Filipe e Fonte Francês, mas há também mandinga azul e mandinga do lixão, a dar corpo a uma movimentação já tradicional em São Vicente.
A manifestação mandinga no Carnaval do Mindelo, apontam fontes consultadas pela Inforpress, terá surgido no contexto histórico dos anos 40, marcados pela fome, emigração forçada e pelas revoluções contra o regime colonial português.
O seu fundador, de acordo com alguns estudiosos, é um estivador “muito activo” do Porto Grande do Mindelo, conhecido por Capote, uma figura popular que frequentava o Cais da Alfândega, Praia de Bote, Bar Boca de Tubarão e a Ribeira Bote.
Capote foi um entusiasta de todas as festas populares e destacou-se no Carnaval pela sua criatividade na criação da personagem Rei de Mandinga de São Vicente.
ARRIAHHHHHH